Quantas pessoas você não conhece que tem como meta publicar seu livro? Nem que seja ao menos um durante toda vida. Muitos consideram como um sonho distante ou uma ação corajosa, afinal, serão suas ideias expostas para outras pessoas. Mas por que não realizá-lo?
Hoje eu vou destacar 4 motivos para ajudá-lo a tirar seu projeto da gaveta. Vamos lá?
Você tem uma mensagem para o mundo
Independente do estilo literário que você esteja usando, se você sente que sua obra tem uma história ou um enredo que merece ser contado, que pode mudar a vida dos seus leitores, vale a pena mostrá-la a uma editora.
Você pode sempre revisar seu material antes de submetê-lo a avaliação, caso assim se sinta mais confiante.
Uma outra dica que acho importante é você sempre estar se aperfeiçoando, fazendo cursos com técnicas para melhorar sua escrita. Estudar é para todos e só tende a melhorar nosso desempenho.
Um curso muito bom que recomendo, para quem deseja escrever poemas, é do escritor Cairo de Assis Trindade, o Eu Sou Poeta. Neste curso online, você vai dominar as ferramentas literárias que deixarão seus poemas com mais emoção e estilo.
Publicar seu livro está mais simples
Já se foi o tempo em que publicar um livro era caro e distante. Na EdiCom, por exemplo, você pode delimitar a quantidade de livros que gostaria de imprimir e ainda contar com nossa equipe de comunicação para fazer a divulgação do lançamento da sua obra.
Outro fator importante é que você não precisa nem imprimir seu livro se assim não quiser ou não tiver condições. Você pode produzir seu ebook conosco e divulgar sua obra nas suas redes sociais. Tal estratégia, além de ser mais barata, lhe permite alcançar mais pessoas na rede.
Um curso que indico para você é O Caminho do Escritor, de Vilto Reis. Neste método você vai descobrir maneiras de planejar, escrever e publicar seu livro digital em diversas plataformas (além da nossa).
Confie no seu potencial
Logo no início deste artigo falamos sobre coragem. Esse é um sentimento que precisa estar atrelado à vontade de qualquer escritor. Mas, junto a ela, deve estar a autoconfiança.
Se você não acredita na sua produção, que sua obra é boa, como você vai conseguir convencer os leitores a consumí-la?
A dica aqui parece ser clichê, e você já pode ter ouvido ou ainda vai ouvir muito, mas é válida: abra-se para as pessoas, para o mundo e para a vida. O Universo reage a tudo que fazemos. Vamos começar o movimento dentro de nós.
Seus leitores estão esperando por seu título
Se você acredita no seu potencial e já sabe que hoje é muito mais fácil publicar seu livro, o passo agora é dar vida a este sonho. O que quero dizer aqui é que você precisa publicar sua obra e sentir a recepção do público. Provavelmente seus primeiros leitores serão parentes e amigos, mas, com divulgação e sua participação em eventos literários, mais pessoas conhecerão seu trabalho.
Ninguém sabe se a publicação da sua obra garantirá o sucesso, se será esquecida ou não. A única certeza é que para saber disso você precisa TENTAR. Então…. mãos à obra?