Fanfic

Foto: Reprodução da Internet

Fanfic é uma abreviação do termo fanfiction e, em uma tradução livre, seria “ficção de fã”. Trata-se de histórias escritas por fãs de franquias famosas, como livros, animações, filmes e seriados. Normalmente, essas criações são extensões do enredo original idealizadas por fãs. Mas por que estou falando sobre isso? A resposta é simples: treinamento.

Hoje, para sermos qualquer coisa, precisamos de uma referência. Alguém que gostaríamos de ser similares, ou alcançar as mesmas coisas. E, logicamente, não haveria uma exceção para os escritores.

Neste texto eu sugiro que você, escritor iniciante, faça as suas e vá amadurecendo sua escrita. Pode ser qualquer história que você goste. Faça suas adaptações, escreva seus finais, insira os personagens em um outro universo. Tudo vai depender da sua imaginação.

Existem regras para escrever uma Fanfic?

Os fãs e autores desses textos normalmente não buscam retorno financeiro com seus conteúdos. Eles só se baseiam em alguma história pronta que gostam e dão os próprios rumos para o enredo que produzem. No entanto, as fanfics podem ser classificadas em algumas categorias, como:

  • Angst – Neste tipo de fanfic a história é baseada na tristeza psicológica do personagem.
  • Oneshot – Nesta peça as fics possuem apenas um capítulo sem continuação.
  • Drabble – São histórias que possuem até 1000 palavras.
  • Canon – Seguem a história com fidelidade, mantendo personagens e locações do enredo original.
  • Crossover – São fanfics que unem dois universos diferentes. Por exemplo, Buffy, a Caça Vampiros, chega em Forks, onde se passam os acontecimentos do filme Crepúsculo, logo após derrotar O Primeiro, principal entidade maligna inimiga da heroína no seriado televisivo. Um fã-escritor poderia pegar esse storyline e desenvolver uma história a partir daí.
  • AU ou alternate universe – Quando os personagens são inseridos em universos diferentes dos de origem.
  • Lime – Remete-se a uma história com cenas de sexo implícitas.
  • Mary Sue – São fanfics que adotam um modelo de conto e apelam para o melodrama romântico.
  • Songfic – São histórias criadas baseadas em canções.

Existem outros tipos de fanfics, mas separamos os principais estilos encontrados na internet. Você pode escolher o melhor que combine com sua ideia.

Você pode estar se perguntando o que os autores das histórias originais acham disso, não é? Bom… alguns se sentem lisonjeados e homenageados, como J.K. Rowling, autora de Harry Potter.  Outros, no entanto, são totalmente contra tal prática, pois consideram uma afronta às leis de direito autoral. Por exemplo, a escritora Anne Rice, de “Entrevista com Vampiro”, proibiu o site Fanfiction.net que publicasse qualquer história baseada no seu best-seller.

Fanfics que se tornaram sucesso

Apesar da criação de uma fanfic não possuir objetivo financeiro, algumas se tornam tão famosas que atraem a atenção das editoras e acabam sendo publicadas. Foi o caso da escritora E.L. James, que teve sua fanfic sobre Crepúsculo transformada no livro “Cinquenta Tons de Cinza”. Neste exemplo, por conta dos direitos autorais, os personagens principais tiveram seus nomes alterados.

Onde posso encontrar fanfics?

Existem vários sites onde você pode encontrar, ler e publicar suas fanfics gratuitamente. Abaixo, estão alguns que você pode conferir:

Gostou desta publicação? Tem alguma sugestão de pauta?
Pode entrar em contato com a gente que estamos ansiosos pelo seu feedback.

Até a próxima!
😊

Fontes: TechTudo  |  Canaltech

Klayton Georgio
Klayton Georgio
Sou formado em Comunicação Social, com habilitação para Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida, e também possuo uma pós em Design Digital pela Estácio de Sá.

Deixe uma resposta