Livro impresso ou livro digital

Foto: Reprodução da Internet | Créditos: Blog Triway (http://blog.triway.net.br/)

Quando os livros digitais, ou ebooks, surgiram muitas pessoas pensaram que os dias do livro imprenso estavam contados. No entanto, com o passar do tempo, verificou-se que não era bem assim e que cada mídia tem suas características e atende o leitor de diferentes formas. Por isso, separamos algumas diferenças e vantagens de cada formato. Confira!

Vantagens e desvantagens

Mobilidade

Uma característica que chama a atenção dos livros digitais é que eles não ocupam espaço físico e quase não consomem o armazenamento em um dispositivo eletrônico. Normalmente são arquivos pequenos e o leitor pode guardar centenas em um único aparelho.

Já o livro impresso pode ser um empecilho quando se trata de locomoção, cabendo ao leitor delimitar uma quantidade para levar consigo, por conta de peso e dimensões.

Acessibilidade

Os livros digitais podem ser consumidos em qualquer lugar e a qualquer hora, sem contar que muitos recursos podem ser adaptados às preferências do leitor, como aumentar a fonte do texto e o padrão da tela, por exemplo. Se o arquivo for em formato epub ainda, a experiência se torna muito mais intuitiva e capaz de simular algumas ações de livros impressos.

Os livros impressos são elaborados em modelo clássico e não permitem qualquer personalização por parte do leitor.

Criação e impressão

O processo de criação é praticamente o mesmo em ambos os formatos, dependendo apenas da criatividade e conhecimento do autor. Claro que existem técnicas para aperfeiçoar a escrita do autor, sendo sua obra um livro de poemas ou qualquer outro estilo literário, afinal, o desenvolvimento e constante aprendizado é inerente à qualquer profissão.

No entanto, é importante destacar que no formato digital podem ser adicionados hiperlinks e outros recursos multimídia que deixam a experiência do usuário mais interativa e permitem o acesso a outros conteúdos complementares. Sem contar que este formato, por não precisar ser impresso, ser leve e poder ser armazenado na nuvem, pode tornar-se mais conhecido por ser mais facilmente difundido na rede.

No livro impresso o processo de impressão torna o material muito mais oneroso, tanto para as editoras quanto para os leitores. Mas a vantagem do formato na experiência sensorial do leitor tem grande impacto, pois quem não gosta de sentir cheiro de livro novo, entrar em uma livraria e folhear exemplares até escolher um que lhe agrade? E estudos comprovam que o livro impresso é muito mais benéfico às pessoas quanto ao entendimento e retenção de informações, além de que a leitura da tela cansa muito a vista humana por conta do brilho no fundo dos aparelhos.

Então…

… escolher um formato para consumir conteúdo vai muito da preferência e objetivos do leitor. E, quanto à produção, depende das possiblidades do autor para imprimir o livro ou não. Na Editora Comunicação, por exemplo, todos os livros que imprimimos, nós adicionamos uma cópia digital na nossa loja virtual. Mas também fazemos o caminho inverso: disponibilizamos o livro digital para depois imprimir o físico.

Então, se você ainda não produziu sua obra, não se contenha mais! Chama a gente aqui e descubra como podemos te ajudar. E, se você for nosso leitor, confira as obras da nossa loja virtual. Você não vai se arrepender!

Até a próxima!

Klayton Georgio
Klayton Georgio
Sou formado em Comunicação Social, com habilitação para Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida, e também possuo uma pós em Design Digital pela Estácio de Sá.

Deixe uma resposta