Conheça 5 dicas infalíveis para divulgar seu livro

Conheça 5 dicas infalíveis para divulgar seu livro

Foto: Shutterstock.com | ESB Professional

Divulgar seu livro, para você que pensava que o mais difícil era publicá-lo, é a parte mais importante do seu trabalho. O motivo é que todo escritor escreve para alguém. Sua tarefa agora é convencer seu público-alvo a consumir seu produto.

Nós destacamos 5 dicas que o ajudarão nesta tarefa. Confira!

Use as redes sociais para divulgar seu livro

Essa dica é a mais prática e mais fácil de ser implementada, pois, independente de qual ou quantas redes sociais você tenha conta, este é o seu primeiro canal de divulgação. É aquele que você também vai poder acompanhar, mesmo que tenha uma equipe atuando na criação e impulsionamento das suas publicações.

Publique uma sinopse da sua obra, publique trechos em artes que remetam a sua capa, dê entrevistas a criadores de conteúdo. Enfim… participe de tudo que traga visibilidade a seu lançamento e a você. Porque ninguém melhor para falar do seu livro que você mesmo, o autor.

Submeta sua obra à crítica especializada

Outra coisa que você pode fazer é compartilhar a crítica que outros escritores ou a imprensa especializada fez a respeito do seu livro. As críticas, independente de serem boas ou más, nos ajudam a aprimorar o que fazemos. Filtre o que considerar melhor use para atrair seu público.

Você pode usar a dica anterior para divulgar artes com depoimentos de leitores e outros profissionais do meio editorial a respeito da sua obra. Isso vai incentivar as pessoas a procurarem mais informações sobre o título e será um passo a menos para sua aquisição.

Participe de eventos e antologias literárias

Procure conhecer pessoas do meio e estabeleça um relacionamento com elas. Essa relação pode ser benéfica em vários aspectos, desde refinar a sua técnica em escrita, até obter dicas de divulgação também. Afinal, quem já está no caminho também pode te ensinar como deu os primeiros passos.

Eventos literários, como lançamentos e noites de autógrafos de outros colegas são ótimos lugares para você fazer essa interação.

Participar de antologias também é uma ótima estratégia, pois sempre existem os lançamentos desses títulos e neles a presença de outros escritores participantes, da imprensa e dos leitores habituais do estilo literário que você se interessa.

Mostre-se!

Tem gente que pensa que só precisa escrever o livro, divulgar, lançar e acabou. Mas eu digo que agora, como autor, seu trabalho está apenas começando.

O que você escritor precisa entender é que, no momento que você é publicado, você potencializa a sua voz. Então faça ela transbordar as suas páginas. Seus leitores querem mais informações além daquelas contidas nas suas frases. Querem conhecê-lo: suas ideias, valores e outras características.

Não tenha medo de se expor, pois você é tão importante quanto seu trabalho. Na verdade, ele é uma extensão sua.

Aproxime-se do seu público

Você está falando para pessoas. Escute-as! Gere discussões, promova enquetes, entenda o público que consome o que você escreve.

Mesmo que você tenha uma empresa de comunicação que cuide da sua agenda e redes sociais, você precisa acompanhar todo o processo e inclusive compartilhar publicações das suas páginas nas suas contas sociais para divulgar seu livro.

A literatura é um portal para um mundo onde as pessoas se vêm mais próximas pelas ideias que compartilham. Essa é uma chance para você conquistar mais que leitores, mas também amigos.

Existem outras dicas que podem te ajudar neste processo, mas você tem outras que gostaria de compartilhar? Você pode interagir conosco aqui no site ou pelas nossas redes sociais. Adoramos interagir com nossos seguidores. 😊

Agora desejo sucesso na sua divulgação!
E até a próxima! 😉

Klayton Georgio
Klayton Georgio
Sou formado em Comunicação Social, com habilitação para Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida, e também possuo uma pós em Design Digital pela Estácio de Sá.

Deixe uma resposta